|
Encontro com Movimento Associativo Centenário do Concelho
SFAL marcou presença
Na tarde de 9 de novembro, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, no ‘coração’ da Reserva Natural Local, acolheu um encontro entre as associações centenárias que integram o Movimento Associativo do Concelho do Barreiro e o novo Executivo Municipal.
A SFAL esteve representada por António Sousa Pereira, presidente da Direcção e José Miguel, Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
|
Presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e os vereadores com pelouro Sofia Martins, Regina Janeiro, Rui Lopo e Sónia Lobo. Por parte das associações centenárias, e embora tivessem sido todas convidadas, fizeram-se representar a Associação Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste; a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense "Os Penicheiros"; a Sociedade Democrática União Barreirense "Os Franceses"; a Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense; a Cooperativa Cultural Popular Barreirense e a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.
Este encontro com o Movimento Associativo (MA) e, dentro dele, com as associações centenárias foi, segundo o Presidente da Autarquia, “uma forma de homenagem a um dos pilares determinantes daquilo que o Barreiro foi nos últimos dois séculos”. Segundo ele, “somos o que somos devido ao Movimento Associativo e a esta característica que temos no Barreiro de nos juntarmos para fazer coisas em conjunto. O nosso Movimento Associativo tem tido sempre este papel. Neste contexto, o papel da Câmara é o de dinamizar, incentivar, de cooperar e de articular, dando força, ânimo e estímulo e incentivos a todos aqueles que querem fazer coisas pelo Concelho do Barreiro”.
Regina Janeiro, responsável pela área do Associativismo no Município do Barreiro, enquadrou o momento dizendo que na sequência da linha estratégica, de início de mandato, «Barreiro de Todos. Barreiro com Todos» surgiu este encontro, “numa lógica de intervenção continuada e porque consideramos que o MA é um parceiro essencial no desenvolvimento e na construção coletiva da cidade”.
Carlos Humberto de Carvalho enfatizou que o envolvimento com as populações e com as entidades é essencial, e reforço a ideia explicando que “decidimos fazer um conjunto de iniciativas, de contactos e de reflexão com agentes da nossa comunidade, para reforçar uma ideia central e que defendemos: não há desenvolvimento sem participação, sem cidadania, sem envolvimento das pessoas, naquilo que é de todos nós”.
O Movimento Associativo do Barreiro é um património riquíssimo
Neste ato/encontro simbólico, o Presidente transmitiu aos presentes a ideia de que existem imensas dificuldades e que, na sua opinião, atravessamos a maior ofensiva, pós 25 de Abril, contra os direitos e contra o Poder Local. “Corremos riscos seríssimos ao nível das conquistas democráticas que ao longo de século viemos a conseguir”, afirmou, referindo-se concretamente aos serviços públicos das águas, dos resíduos sólidos urbanos, à saúde, à educação e à ação social.
“Apesar de tudo isto, queremos dizer-vos que é preciso não desistir, é preciso continuar a intervir pela defesa das nossas opiniões e é preciso não desistir de desenvolver o Concelho do Barreiro, não desistindo de fazer com que ele seja uma centralidade nesta grande região que é a Área Metropolitana de Lisboa”.
A concluir reafirmou “vamos continuar a trabalhar com todos, mesmo que com pouquíssimos meios financeiros. Para nós, estratégico, é estarmos com as pessoas, com o MA e com as entidades que constroem o Barreiro, todos os dias.
O Movimento Associativo é insubstituível por aquilo que faz, por aquilo que fez, e desejamos que se consiga adaptar para que seja insubstituível no futuro”.
Fonte - CMB
Cachaporreiro
13 - 11 - 2013
16:22
imprimir
|
|